Conheça o Especialista

HENRIQUE DE ANDRADE

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atualmente pesquisador no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. É certificado em Gamificação pela University of Pennsylvania e estudou Inteligência Artificial no Institut national de recherche en informatique et en automatique (INRIA) da Universidade de Paris e no Laboratoire Informatique, Image et Interaction (L3i) da Universidade de La Rochelle.

Foi professor das universidades UFF, UNIRIO e Infnet em disciplinas como Informática Instrumental, Empreendedorismo e ética Profissional, Técnicas de Educação a Distância, Tecnologias Web e Cultura Digital, em cursos tanto de graduação como de pós, presenciais e a distância. Nas duas últimas instituições também trabalhou com o desenvolvimento de ferramentas para educação a distância, exercendo na universidade federal a posição de coordenador de desenvolvimento para EAD.

 

Atuou como cientista de dados da Wikipédia, contrato pela Wikimedia Foundation em San Francisco, California e coordenou os projetos tecnológicos da corporação em sua chegada ao Brasil. Trabalhou como consultor internacional de criação de políticas públicas junto a Organização dos Estados Americanos, participando ativamente da criação do programa de cooperação Software Público Internacional.

 

Exerceu nos últimos dois anos o papel de líder técnico de inovações em ciência de dados e inteligência artificial no Ministério Público do Rio de Janeiro. Hoje é o chefe de ciência de dados da equipe de basquete feminino LSB-RJ, que disputa a Liga Nacional de Basquete Feminino. Atuou em projetos premiados nacionalmente, com os prêmios Anu Dourado, Anu Preto e Faz a Diferença, do Jornal O Globo. Palestrante com mais de uma centena de apresentações no currículo, feitas em cidades como São Paulo, Brasília, Montevideo, Santo Domingo, Tegucigalpa, Lima e Londres.