• Direito Inovador

Circulação de provas na internet - O que é uma URL?

Para o operador jurídico preparado para o mundo digital é fundamental entender todos os aspectos da circulação de uma provas na internet. E um dos aspectos mais importantes é entender o que compõe uma URL. Antes de aprofundarmos a explicação e os termos técnicos é necessários passarmos pela definição.


Uma URL, ou Uniform Resource Locator, é o endereço que digitamos na barra do navegador para acessar um página. Esse endereço é composto de várias subpartes, que definimos abaixo. Vamos usar como exemplo a página do Direito Inovador.


Protocolo

É a forma que o navegador vai usar para acessar a página. Pode ser HTTP, HTTPS, FTP.


Nome de domínio

O endereço da máquina. O servidor de aplicação. O domínio é quem direciona o acesso para uma máquina específic


Subdomínio

Caminhos internos para acesso à dados diferentes. Muito comum usarmos um subdomínio de email, intranet e o padrão para páginas www.


Domínio de alto nível

É o domínio de registro da página. Domínios de alto nível são as entidades registradoras de endereços. No Brasil, temos o domínio .br, gerido pelo CGI.



Porta lógica

É a porta de acesso aos dados registrados. A porta padrão para acesso à websites é a 8000, ou 80


Caminho

Todas as "sub-pastas" de um site. Através do caminho navegamos em toda a estrutura de um site.


Com essas informações já é possível dominar muito mais sobre o que é preciso para entender o domínio de uma página. E entender estes aspectos é fundamental quando se fizer necessário a obtenção de alguma evidência digital, ou uma contestação de informação online, por exemplo.


Temos uma aula inteira aprofundando os conceitos e destrinchando mais profundamente cada um dos aspectos do que compoem uma URL. Além de todo conteúdo sobre circulação de uma provas na internet do curso de Direito Digital da Plataforma de Imersão do Direito Inovador. Confere lá!