TEMAS ESSENCIAIS

NARRATIVA, VISUAL LAW &

LEGAL DESIGN

VAGAS LIMITADAS.

Faça seu pré cadastro e garanta:

Aulas Demonstrativas

Desconto Especial

Venda Antecipada

VÍDEO AULAS

VIBRANTES, DIDÁTICAS E

INOVADORAS.

ACESSE AS AULAS ATRAVÉS DO

SEU CELULAR ONDE E QUANDO

QUISER!

AS SUAS DÚVIDAS 

RESPONDIDAS PELO PRÓPRIO

ESPECIALISTA.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS

PRESENCIAIS UTILIZANDO

CASOS REAIS.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

AO FINAL DO CURSO.

//A METODOLOGIA

O curso apresenta ao aluno a história e os conceitos das novas técnicas de construção de  narrativas aplicada ao Direito, além da abordagem do Legal Design, ambos como métodos de inovação e ganho de efetividade nas atuações jurídicas em geral.

Através da exposição das batalhas jurídicas que deram origem às modernas técnicas narrativas e da imersão no método do Design como vetor de construção de estratégias jurídicas, o aluno terá a noção de que, mais do que passar uma ideia, a estratégia jurídica precisa causar um efeito no seu destinatário.

Além disto, trazemos as abordagens, os conceitos, a história e os casos de sucesso do Visual Law, no Brasil e no mundo, o que permite grande ganho de poder de narrativa jurídica. Ao final o aluno adquire autonomia criativa  ao acessar e aprender a usar vários modelos de peças jurídicas visuais que podem ser adaptadas facilmente para qualquer cenário.


//ENTENDA MAIS SOBRE O CURSO

"OPERADORES DO DIREITO USAM HISTÓRIAS PARA TRABALHAR."
 

​​A narrativa jurídica eficiente, conhecida como Legal Storytelling, é hoje disciplina reconhecida por grandes universidades americanas, como a Stanford Law School, como uma habilidade essencial para o operador jurídico. De grande bagagem histórica a partir dos movimentos minoritários da sociedade americana que deram origem às chamadas Teorias Críticas, a narrativa técnica é ferramenta extremamente eficiente para comunicar contextos e provas em juízo. 
 

O aluno terá a experiência de aprender estratégias de roteiro para contar histórias jurídicas, libertando-se dos dogmas narrativos tradicionais. 
 

A abordagem do Design, trazida tanto por designers com experiencia jurídica, quanto por operadores jurídicos com experiência em design, é ferramenta muito eficaz para construção das melhores estratégias jurídicas. 

 

//CONTEÚDO 

PROGRAMÁTICO

 Narrativa, Visual Law e Legal Design


 

  1. Design como método de solução de problemas.

  2. O Legal Design. Conceito. Mindset e estratégias jurídicas.

  3. Visual Law. Conceitos e fundamentos. 

  4. Porque uma nova narrativa jurídica ? O Fordismo Jurídico.  

  5. As Teorias Críticas do Direito Americano e o Legal Storytelling. 

  6. Principais Armadilhas que geram o texto jurídico ineficiente.

  7. Técnicas de Roteiro para peças jurídicas.

Prof. Pedro Mourão

//NOSSO COODENADOR

Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Advogado inscrito na OAB/RJ 2001-2003. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro 2003 – Atualmente. Menção Honrosa Prêmio Innovare 2010 Categoria Ministério Público – Programa de Identificação de Vítimas (PIV – MPRJ). Subcoordenador do Centro Integrado de Apuração Criminal 2011-2013. Operacional  Prêmio Innovare 2011 Categoria Ministério Público – Programa de Resolução Operacional de Homicídios. Operacional de Homicídios. Prêmios Gestão de Excelência Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro 2010 e 2011 – Programa de Identificação de Vítimas (PIV) e Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) respectivamente. Menção Honrosa Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público 2012 - Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos. Secretário de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro 2013-2014. Usuário Tableau avançado – Treinamento Path Data Governance Innovation 2013. Coordenador de Análises, Diagnósticos e Georreferenciamento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP em Mapas) 2018-2019. Gerador de conteúdo para a 1ª. Edição do Curso de Ciência de Dados para membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Realização da Pontifícia Universidade Católica - RJ – 2019. Professor IERBB/MPRJ. Geek e Cientista de dados. Apoia políticas de Governos Abertos.

As vagas são limitadas! 

SEJA NOTIFICADO DO LANÇAMENTO!
 

Desconto Especial

Venda Antecipada

Aulas Demonstrativas

 

AINDA ESTÁ COM DÚVIDAS?

ESTAMOS AQUI PARA AJUDÁ-LO!

btn_whatsapp.jpg